Sobre…

Foi no decorrer dos anos 20 que o avô paterno de Messias Teves, Francisco da Costa, começou pela primeira vez com a atividade industrial de transformação de salsicharia tradicional, na altura na parte de baixo da sua própria habitação que se situava na freguesia do Rosário, concelho de Lagoa (Açores), tendo necessidade de em 1945 modernizar o processo produtivo com a criação de uma pequena unidade produtiva dotada de um centro de abate, sala de inspeção e uma “cozinha”.

Em 1960 um dos seus filhos, Mariano da Costa Teves, deu também início à sua própria atividade de salsicharia, criando a “Salsicharia Teves”. Passados 23 anos de enorme sucesso em que todos os objetivos traçados foram alcançados, Mariano da Costa Teves constrói uma estrutura produtiva enquadrada num estágio de desenvolvimento de elevada importância para a época que decorria.

Neste mesmo ano, 1983, Mariano da Costa Teves entrega a liderança da empresa ao seu filho, Messias Teves, que se encarregou de dinamizar a atividade produtiva e comercial tornando-a numa referência no mercado em que opera. Em 1988 dá-se a aquisição, por parte de Messias Teves, a um familiar, da “Costa Salsicharia”.

Em 27 de Setembro de 1999, é dada a viragem na vida da empresa, com a inauguração da nova fábrica, com uma área útil de 1.500 m², dotada da capacidade produtiva baseada nas técnicas mais avançadas de fabrico de produtos de salsicharia regional, salsicharia fina, produtos frescos, entre outros. Com a inauguração da nova estrutura, também se deu o refresh no nome da marca, passando a Costa Salsicharia a chamar-se Sicosta. Hoje a Sicosta, com unidades de produção na ilha de São Miguel e na ilha Terceira, está presente em todas as ilhas dos Açores com entrepostos frigoríficos, que garantem a correta manutenção da cadeia de frio desde a sua armazenagem à sua distribuição.

Em 2009, devido ao enorme sucesso alcançado, aliado à oportunidade e à necessidade de crescimento, a Sicosta lança-se para um novo projeto, fazendo a aquisição da unidade de produção bem como da respetiva patente da marca “Viçosus”. A unidade, situada em Alenquer, encontra-se dotada de meios tecnológicos de fabrico, que irão permitir desenvolver a expansão da marca Sicosta em território Continental e internacional.

Assim nasce a Sicosta 2